terça-feira, 29 de março de 2011

António Ferreira leva «Embargo» aos Estados Unidos

O cineasta português António Ferreira vai desloca-se aos Estados Unidos para apresentar a sua longa-metragem no «27th Chicago Latino Film Festival», que decorrerá de 1 a 14 de Abril, revelou à agência Lusa fonte da produção.

Baseado no conto homónimo de José Saramago, inserido na obra «Objecto Quase», o filme teve a sua estreia comercial em Portugal em Setembro passado e tem sido exibido em festivais de vários países, designadamente em França, Itália, Brasil, Espanha, Suécia e Canadá.

Em Portugal, «Embargo» já ganhou dois prémios: a Menção Honrosa do Júri Internacional no Fantasporto 2010 e o Prémio de Melhor Argumento Adaptado nos XVII Caminhos do Cinema Português 2010. 

Fascinado pela escrita de José Saramago, o cineasta António Ferreira transportou consigo a ideia de um filme durante 15 anos, que acabou por concretizar em «Embargo», que se inspira na crise petrolífera.

A premência em adaptar aquela obra do Prémio Nobel da Literatura surgiu quando vivenciou em meados de 2008 as consequências de uma greve dos camionistas, com as longas filas que se formavam para abastecer as viaturas de combustível, e a ruptura de stocks alimentares nos supermercados. 

Em «Embargo», vive-se numa época em que não há combustíveis, os supermercados entram em ruptura. No meio deste caos, sobrevive um homem, «Nuno», que desespera por vender uma invenção electrónica e vive o drama de estar misteriosamente preso dentro do carro.

Para protagonista deste filme, António Ferreira escolheu Filipe Costa, que se iniciou como actor no teatro universitário de Coimbra e foi fundador das bandas musicais «Bunnyranch» e «Sean Riley & The Slowriders». Do elenco de «Embargo» fazem parte também os atores Cláudia Carvalho, Pedro Diogo, Fernando Taborda, José Raposo, Miguel Lança e Eloy Monteiro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário